Slide
FUNVIC SOLUÇÕES
Contribuindo na construção de um ambiente sustentável

Inversores de Freqüência e Partida Suave (SoftStart)

Inversores de Freqüência e Partida Suave (SoftStart)

RESUMO

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

• Expressar em parâmetros de configuração a solução de problemas controle de velocidade e torque ou de partida de motores de indução trifásicos.
  • Identificar parâmetros de configuração relevantes para determinadas aplicações de partida ou controle de torque e velocidade de motores de indução.
  • Interpretar mensagem de erro gerados por Inversores de freqüência e partidas suaves.
  • Parametrizar inversores de freqüência, utilizando interface local no painel do inversor, em modo escalar e vetorial.
  • Realizar as conexões elétricas necessárias para o funcionamento adequado do motor elétrico com o inversor de freqüência ou partida suave.
  • Eliminar mensagens de erro geradas pelo inversor de freqüência ou partida suave.
  • Realizar cópia de segurança ("backup") de parâmetros de inversores de freqüência e partidas suaves.

REQUISITO

Conhecimentos básicos de eletricidade.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

Introdução ao Motor de Indução Trifásico: princípio de funcionamento e características.
O Inversor de Freqüência: princípio de funcionamento e aplicação e parametrização.
O dispositivo de Partida Suave ("SoftStart"): princípio de funcionamento e aplicação e parametrização.

COMO VAI SER O CURSO

Aulas expositivas complementadas pela resolução de exercícios.
Montagens utilizando motor de indução trifásico, Inversor de Freqüência WEG CFW-08 e Partida Suave WEG SSW-08.

SOBRE O CURSO

ÁREA
Automação

CARGA HORÁRIA